Webinar sobre espaços institucionais de participação do cidadão na comunidade no Brasil

dossiês especiais

A CONSUMARE organiza o Webinar Internacional sobre “Espaços Institucionais de Participação do Cidadão na Comunidade no Brasil” com a participação da oradora Marilene Mariottoni. O evento digital decorrerá dia 17 de Junho, quinta feira, na plataforma zoom – https://us02web.zoom.us/j/86243496633?pwd=Y05Id28zVzNWMnM5RmdIWkJEV3luUT09 -nos seguintes horários: 11h00 – Angola, 08h00 – Brasil, 09h00 – Cabo Verde, 10h00 – Guiné Bissau,12h00 – Moçambique, 11h00 – Portugal, 10h00 – São Tomé e Príncipe, 19h00 – Timor Leste. Marque já na sua agenda e participe!

Marilene Mariottoni

A oradora convidada pela Presidente da Direção da CONSUMARE, Marilene Mariottoni, tem uma participação muito activa nos movimentos de cidadania e da Mulher no Brasil. A sua formação académica – Engenheira Civil com Mestrado e Especialização em Docência no Ensino Superior, a sua experiência profissional e as suas campanhas de voluntariado falam por si: Conselheira da Associação Paulista de Municípios (APM) e do Conselho Estratégico da Associação Movimento Mulheres da Verdade; Colunista do Espaço Mulheres em Destaque da Revista da APM; Autora de artigos para o Centro de Liderança Pública (CLP); Palestrante. Foi Vereadora por 5 mandatos e Presidente da Câmara Municipal de Moji Mirim. Presidiu a Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo por 3 mandatos, a Associação de Engenheiros Civis no Estado de São Paulo e a Associação Movimento Mulheres da Verdade.

Com este tema, a CONSUMARE pretende debater a democracia representativa e participativa e o papel do cidadão nos assuntos da comunidade. A oradora convidada focar-se-á na realidade do Brasil, traçando o cenário da Constituição Federal, a Constituição do Estado de São Paulo, as Leis Orgânicas Municiapis e as atribuições dos Conselhos Federais e Estaduais Municipais. Assim, e partindo do exemplo da sociedade brasileira, procurar-se-á discutir a importância da existência de espaços de cidadania, o desenho de projectos de iniciativa popular e a força da mobilização da população.

Apesar da temática desta conferência digital estar relacionada com espaços institucionais de participação do cidadão no Brasil, acreditamos que todos os países membros da CONSUMARE poderão recolher contributos e casos vividos de extrema utilidade para o seu trabalho junto das comunidade regionais e nacionais.

Inscreva-se e participe.

Deixe uma resposta