Comprar pela internet– alternativa mais segura durante a pandemia

dossiês especiais, Membros, Noticias

Nestes dias em que as famílias devem ficar resguardadas em casa, muitos consumidores optam por fazer as suas compras pela internet.

Mas para que as compras em linha sejam o mais seguras possível, recordamos alguns conselhos para não correr riscos nesta relação de consumo à distância:

• Assegure-se que está a comprar em empresas comerciais e não em sites de particulares, pois os seus direitos só ficam salvaguardados quando está perante relações de consumo com sites e vendedores profissionais.
• Prefira sites que estão identificados pelo prefixo “https” na barra de endereço.
• Tenha em atenção a escolha do site através qual irá encomendar os produtos. Verifique a localização geográfica do registo e da sede do site para ter noção da legislação que o protege.
• Se optar por comprar em sites situados em países fora da sua região, poderá ficar menos protegido e sujeito ao pagamento de taxas alfandegárias de importação.
• Faça várias pesquisas e compare com preços e qualidade em várias lojas online para uma escolha mais confiante.
• Tendo em consideração a situação de pandemia, o envio de alguns produtos pode ser cancelado ou podem registar-se atrasados na entrega em sua casa.
• Antes de finalizar a compra, assegure-se de que tem todos os dados do vendedor, como morada e contactos.

Quanto ao método de pagamento, este também é um momento que requer muita atenção. De forma a garantir uma maior segurança, opte pelo pagamento no ato de entrega. Assim, não terá de disponibilizar os dados bancários ao vendedor.
Caso não seja possível, opte por pagamentos com cartões temporários ou de uma carteira virtual, evitando fornecer os seus dados ao vendedor.

Saiba mais aqui.

Deixe uma resposta