Dia Mundial das Competências dos Jovens

dossiês especiais, Noticias

Hoje, dia 15 de julho, celebra-se a efeméride mundial das competências das gerações mais jovens.


A data, que foi instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas –  em 2014 e celebrada pela primeira vez em 2015, pretende destacar a importância de se oferecer aos jovens de todo o mundo competências para viver o seu presente e, sobretudo, o seu futuro.

Com a aquisição de competências profissionais e pessoais, os jovens cidadãos  estarão mais preparados para enfrentar os desafios do desemprego e do subemprego.

A ONU estima que a população jovem desempregada é de 75 milhões e que os jovens têm 3 vezes mais probabilidades de ficarem desempregados do que os adultos. Um em cada cinco jovens (125 milhões) está a trabalhar, mas a viver em condições de extrema pobreza. O reconhecimento destes problemas e a implementação de diferentes programas pelos Governos e pelas instituições visam assegurar a absorção dos jovens no mercado do trabalho.

A ONU destaca a importância dessa comemoração como forma de mobilizar as pessoas para a valorização das competências dos jovens no progresso das nações, acreditando que somente assim seja possível investir nos jovens e garantir, entre tantos outros aspectos, ensino de qualidade e a redução da pobreza.

Deixe uma resposta