O Planeta está a sofrer com falta de água

dossiês especiais, Noticias

A seca ameaça 20 milhões de pessoas no chifre da África. Do sul da Etiópia até o norte do Quênia sofre-se com falta de água. A chuva não tem caído e a escassez de alimentos tornou-se uma realidade que afecta gravemente a população, nomeadamente dez milhões de crianças. (dados da ONU, maio de 2022)

As secas podem ser provocadas por fenómenos climatéricos, pela actividade humana ou ainda pela ação prolongada das alterações climáticas. Ora se, por um lado, temos o problema das alterações climáticas, por outro, assistimos ao desperdício deste recurso essencial à vida, em grande parte causado por sua má gestão. É urgente que o consumidor saiba que ao adoptar comportamentos eficientes de uso de água poderá poupar até 120 litros de água por dia.

Para combater a falta de água, todos os consumidores precisam mudar rotinas, ajustar consumos e adotar comportamentos que permitam, sem perder o bem-estar dos cidadãos, reduzir os efeitos do período de escassez grave que atravessamos. Foi com este intuito que a associada da CONSUMARE, DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – lançou esta semana a campanha ÁGUA COM CONTA E MEDIDA.

ÁGUA COM CONTA E MEDIDA destaca ideias para poupar de forma fácil e simples e diminuir a falta de água mundial:

Na casa de banho
  • Lavar os dentes com a torneira aberta gasta cerca de 14 litros de água. Se usar um copo, gasta menos de 1 litro.
  • Ao fazer a barba, feche a torneira e a tampa do lavatório. Poupará até 40 litros.
  • Duches de 5 minutos consomem cerca de 60 litros! Se fechar enquanto se ensaboa, gasta apenas 24 litros.
  • Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos. Poupa 12 litros por minuto.
  • Descarregue o autoclismo só quando necessário. Caso o equipamento não tenha dupla descarga, coloque uma garrafa de litro e meio cheia de areia dentro do depósito. A descarga diminui para 8 litros.  
Na cozinha
  • Use as máquinas de lavar loiça e roupa apenas com carga completa, sem recorrer a ciclos com pré-lavagem. Prefira os programas eco e poupa cerca de 20% em água.
  • Não deixe a água a correr enquanto lava a loiça à mão. Encha uma bacia com água limpa para retirar o detergente da louça lavada.
  • Reaproveite águas residuais para as suas regas e reduza o desperdício de água.
  • Utilize redutores de caudal nas torneiras.
  • Não deixe as torneiras a pingas, mantenha a canalização em bom estado.

No exterior

  • Regue as plantas nas horas de menor calor, de preferência à noite, para evitar perdas por evaporação. Ao usar uma mangueira pode gastar até 18 litros de água a cada minuto. Nestes tempos, e se possível use um balde e no futuro, experimente instalar um sistema de rega “gota a gota”.
  • Reduza, ou mesmo evite agora, as lavagens do automóvel, que pode consumir até 560 litros de água. Se precisa mesmo, use balde e esponja consumirá só cerca de 50 litros de água.

Descubra todas estas dicas no  vídeo informativo divulgado pela DECO.

ÁGUA COM CONTA E MEDIDA 🚰 – YouTube

Precisamos unir urgentemente esforços e vontades para salvar os recursos hídricos no nosso Planeta! Contamos com todos!

Deixe uma resposta