Aproveite o Dia Mundial da Energia para poupar o Planeta
O Dia Mundial da Energia é celebrado anualmente em 29 de maio. Esta data assinala a importância de se poupar energia, sensibilizar e motivar os consumidores para a necessidade de preservar os recursos naturais.
Em todo o planeta, o Dia Mundial da Energia é uma excelente oportunidade para aconselhar os consumidores a adoptar comportamentos mais eficientes no consumo da energia, esclarecendo que essa mudança ajudá-los-á a economizar na sua fatura, a melhorar a sua saúde e bem-estar e a proteger o futuro da Terra.
O Relatório Global sobre a Situação Global de Energias Renováveis 2022, emitido pelo Departamento Ambiental das Nações Unidas, documenta o progresso alcançado no setor de energia renovável. Este relatório destaca as oportunidades oferecidas por uma economia e sociedade baseadas em energias renováveis, incluindo a capacidade de alcançar uma governança energética mais diversificada e inclusiva através da geração de energia sustentável ou renovável. Os países com maior participação de fontes renováveis no seu consumo nacional de energia desfrutam de um maior nível de independência e segurança energética.
Para o ajudar a um consumo eficiente de energia, a CONSUMARE promove 08 gestos simples de poupança de eletricidade e gás:
- Opte, sempre que possível, por comprar equipamentos com etiqueta energética entre A e C. São mais eficientes e que compensarão o investimento no consumo de eletricidade.
- Utilize a máquina de lavar roupa com a carga completa e em programas de baixas temperaturas
- Para que os seus equipamentos não estejam a consumir mesmo desligados, desligue-os diretamente das tomadas ou use extensões com botões de on/off.
- Desligue as luzes desnecessárias e aproveite a luz natural.
- Escolha lâmpadas LED, pois poupa até 90% em comparação com as lâmpadas incandescentes.
- Adapte a dimensão do queimador do fogão ao fundo do seu trem de cozinha – tacho, panela, frigideira, etc.
- Limpe regularmente os queimadores do fogão.
- Evite abrir com frequência a porta do forno para rentabilizar ao máximo o calor acumulado.
O papel das associações de consumidores tem de ser, também, formativo e informativo. Realizar campanhas de esclarecimento sobre como economizar energia, demonstrando a poupança no orçamento familiar e explicando como implementar medidas de eficiência energética de baixo custo, deverá ser prioridade para todas as equipas que trabalham com os cidadãos.