Assinala-se hoje o Dia da Terra

Noticias

​​​​​​​​​​​​​​​Comemorado mundialmente a 22 de Abril, o Dia Mundial da Terra é uma excelente oportunidade para alertar para a importância e urgência de preservar  os recursos naturais do nosso Planeta. Este ano, 2024, e já no 54.º ano comemorativo, o Dia da Terra sublinha a nossa responsabilidade colectiva de salvaguardar o ambiente e o nosso próprio futuro.

Earthday.org elegeu como tema para o debate global do Dia Mundial da Terra 2024 Planeta versus Plásticos com o propósito de incentivar à redução da utilização dos plásticos em prol da saúde humana e planetária, exigindo uma redução de 60% na produção de todos os plásticos até 2040. 

Também a CONSUMARE defende a missão de se proteger a Terra, mobilizando os consumidores a alterar os seus comportamentos e mudando as mentalidades. Todos os cidadãos precisam de apostar no repensar do consumo, na compra de bens essenciais e a produtores locais. O momento que vivemos é crucial para incentivar à reparação, em detrimento da substituição fácil pela compra de novos bens. É importante reutilizar e reciclar, apostar na economia circular e na troca.

Em Portugal, a DECO, associação fundadora da nossa Organização, destaca a importância de se conhecer a pegada de carbono individual e de se obter informação prática sobre a mudança de hábitos de consumo, como sendo os primeiros passos fundamentais para a preservação ambiental. 

Para tal, a DECO apresenta a LifestyleTest é uma ferramenta inovadora que permite aos consumidores compreenderem o impacte das suas escolhas diárias no ambiente e a urgência de adotarem um estilo de vida mais sustentável. Através desta ferramenta, os participantes podem avaliar a sua pegada de carbono, identificar áreas em que a poderão reduzir e receber dicas personalizadas sobre como fazer mudanças positivas e imediatas no seu dia a dia.

Esta ferramenta, que foi desenvolvida por 16 organizações europeias, já foi experimentada por milhares de consumidores. Em Portugal foram já realizados mais de 5 000 testes, tendo-se concluído que a pegada média dos portugueses é de 9.015 kgCO2e/pessoa/ano, quase mais 2 mil kg de CO2 de que a média europeia.

Entre em LifestyleTest e use a ferramenta da DECO. Para além de ficar a conhecer a sua pegada carbónica, reconhecerá que os recursos do nosso planeta são finitos e que devem ser preservados para garantir a sustentabilidade das gerações futuras. Poupar recursos como água, energia e matéria-prima não reduz apenas a nossa pegada ambiental, mas também ajuda a proteger ecossistemas frágeis e a manter o equilíbrio dos sistemas naturais.

A CONSUMARE convida todos os consumidores a aproveitar o Dia Mundial da Terra para promover a consciencialização da preservação ambiental e para fazer mudanças positivas no Planeta.

Deixe um comentário