Workshop sobre Direitos dos Consumidores Migrantes abre ciclo de formação

Projecto Direitos Consumidores Migrantes

A introdução aos direitos e princípios gerais da proteção do consumidor, para além do acolhimento dos parceiros e apresentação do projecto Os Direitos dos Consumidores Migrantes, é o tema do 1º Workshop da nossa formação, a realizar dia 19 de maio.

Os Direitos dos Consumidores Migrantes é um projecto apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, desenvolvido pela CONSUMARE, destinado a dirigentes e colaboradores de associações de migrantes de Países de Língua Oficial Portuguesa e outras em trabalho de proximidade com essas comunidades migrantes em Portugal. O projecto contempla 3 ações principais: ciclo de workshops; produção e edição de Guia dos Direitos do Consumidor Migrante; Ação de informação (Ação Ongoing) a executar pelos parceiros para as suas comunidades.

Este workshop é o 1º primeiro de 10 sessões de formação à distância subordinadas a temas de interesse relevante para os consumidores migrantes, desde direitos dos consumidores, a contas bancárias e serviços financeiros, contratos abusivos e vendas agressivas, garantias e reparação de bens, serviços públicos essenciais, passando por princípios de uma alimentação saudável, regras para o arrendamento de casas, direito à saúde e resolução de conflitos de consumo.

Os workshops realizar-se-ão semanalmente, iniciando a 19 de Maio até 30 de Junho e de 8 a 22 de Setembro. Queremos capacitar as equipas das associações parceiras na área dos direitos dos consumidores migrantespromovendo o apoio e informação dos seus membros associados e comunidade, salvaguardando a sua inclusão e uma cidadania ativa e participativa no país de acolhimento, Portugal.

Ficou interessado nestas Ações? Trabalha com ou para comunidades migrantes e gostaria de participar? Ainda é possível inscrever-se. Contacte-nos.

Deixe um comentário